Sobre o Curso
Objetivo
A mais antiga referência conhecida sobre o uso das plantas data de mais de sessenta mil anos. Observações sobre o uso terapêutico de plantas medicinais são registradas desde a antiguidade pelas civilizações da China, Índia, Egito e Grécia. Os vegetais superiores são usados com finalidades terapêuticas por todas as culturas. O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e ocupa a 13ª posição quanto à publicação de artigos em periódicos indexados.
A fitoterapia é a utilização de plantas medicinais ou bioativas, esta ciência é tão antiga quanto à história da humanidade, tendo surgido independentemente em grande parte dos povos, fazendo parte da evolução humana, sendo o primeiro recurso terapêutico utilizado.
Desde de 2013 a partir da criação da Resolução CFN no 525/2013 que regulamenta a prática da fitoterapia pelo nutricionista, atribuindo-lhe competência para, nas modalidades que especifica, prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos como complemento da prescrição dietética e, dá outras providências iniciou-se uma busca da categoria por especializar-se e torna-se apto para poder entrar neste mercado de trabalho, assim como outros profissionais da área da saúde.
A intervenção dietética do nutricionista voltar-se-á, prioritariamente, para a prescrição de alimentos e produtos alimentares podendo, como estratégia complementar, prescrever fitoterápicos, desde que atendidas as especificidades e restrições definidas na legislação relativa ao tema.
A tolerância para adequação a resolução é até 2016, quando obrigatoriamente a competência para a prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais será atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação LATO SENSU nessa área.
Em Belém atualmente os cursos na área de FITOTERAPIA são de instituições de fora do estado, a maioria não são integralmente presenciais. A ESAMAZ mais uma vez sai na frente, entrando como pioneira nesta área, com sucesso garantido, já que possui um curso de graduação de qualidade em Nutrição que vem sendo destaque entre as universidades do estado, assim como a exemplo os cursos de Farmácia e Nutrição.
Como Funciona
Condições especiais:
R$ 350,00 para pagamentos até o vencimento.
Duração do curso:
18 meses + 3 meses para entrega do trabalho de conclusão de curso.
Horário das Aulas:
1 final de semana por mês. Sábado: 8h às 12h e 14h às 18h / Domingo: 8h às 12h e 14h às 18h.
Documentos necessários:
1 foto 3×4 / Cópia do RG / Cópia do CPF / Cópia do Comprovante de Residência (Atual) e Cópia do Diploma. Obs.: A entrega de todos os documentos é OBRIGATÓRIA para efetivação da matrícula.
Estrutura Curricular do Curso
Duração total do Curso: 360 horas:
- Introdução a Fitoterapia: Origem e Principais conceitos.
- Fitoterapia: Legislação, ética e programas.
- Botânica e farmacobotânica: Bases fundamentais em Fitoterapia.
- Farmacognosia das plantas medicinais e fitoterápicos.
- Toxicologia e Bioquímica dos princípios ativos.
- Nutrigenômica e Fitogenômica.
- Sistema imunológico, inflamação, destoxificação e aplicação em fitoterapia.
- A fitoterapia no metabolismo e sistema hormonal.
- Aplicação de fitoterápicos no TGI e disbiose.
- A Fitoterapia e o sistema urinário-excretor.
- Fitoterapia na prática esportiva: recursos ergogênicos e farmacológicos.
- Fitoterapia nos ciclos da vida.
- Fitoterapia e interações medicamentosas.
- Fitoterapia funcional: compostos bioativos no emagrecimento.
- Fitoterapia na prevenção e tratamento da obesidade.
- Fitoterapia aplicada a estética.
- Fitoterapia na prática clínica: a prescrição.